Uma metodologia pragmática para avaliação de desempenho e planejamento da capacidade em redes de computadores
Introdução: As redes corporativas compreendem uma série de unidades que podem estar dispersas ao longo de uma área geográfica de poucos metros, até centenas ou milhares de metros englobando até cidades e países distintos. Tem crescido a necessidade de um gerenciamento de desempenho eficiente visando garantir a operacionalidade desses ambientes e manter um desempenho satisfatório. Esse trabalho propõe uma abordagem pragmática para a análise de desempenho e o planejamento de capacidade em ambientes corporativos, tendo como objetivo mostrar a importância da implementação de uma gerencia pro ativa nos ambientes computacionais além de indicar os passos principais a serem tomados pelo administrados na sua implementação.
Gerencia de desempenho em ambientes corporativos: Redes corporativas são constituídas por uma quantidade significativa e diversificada de hardwere, softwere e meios de comunicação, servindo de base para o aprovisionamento de inúmeros serviços as corporações. A gerencia de redes aparece como uma atividade que consiste em observar e controlar os eventos de um ambiente de informação permitindo que sejam adotadas soluções que garantam a prestação de serviços pela rede corporativas. A gerencia de desempenho é a área funcional da gerencia de redes responsável por monitorar e controlar a utilização dos recursos compartilhados de uma rede.
Metodologia Pro- Ativa para gerencia de desempenho e planejamento de capacidade: Essa metodologia é composta de quatro fases organizadas de acordo com as necessidades de aprofundamento da investigação e resolução de problemas de desempenho.
Fase Zero- Condições iniciais:O objetivo dessa fase é estabelecer as condições iniciais para a aplicação da metodologia onde serão definidos o grupo funcional, o período adequado para o monitoramento, o padrão de desempenho e a qualidade de serviço a serem utilizados.
Fase Um-