educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
DIDÁTICA GERAL
Professora Dra. Vanessa T. Bueno Campos – vbcampos@terra.com.br
Sala 118, Bloco G, Campus Santa Mônica.
____________________________________________________________________________________________________________
1
EDUCAÇÃO
Neri de Paula Carneiro1
Muitas vezes nos deparamos com a indagação: o que é educação? Antes responder à pergunta, vamos fazer uma breve caracterização e, com isso podemos melhor entender o alcance daquilo que se entende quando falamos em educação, sobre sistema educacional ou sistema escolar.
A palavra Educação deriva do latim, dos vocábulos: educo, educas, educavi, educatum, educare, que significam: “[...] alimentar, nutrir, cuidar, criar (uma criança), instruir, ensinar.”
(HOUAISS, 2001, p.1.100) E de “[...] educere (tirar para fora de, conduzir para, modificar um estado)” (LIBÂNEO, 1999, p. 64). Os responsáveis por essas ações foram chamados de educator, educatoris “[...] o que cria, nutre, diretor, educador, pedagogo.” A etimologia da palavra, expressa o sentido social atribuído ao ato educativo, ou seja, o de criar, manter vivo e o de conduzir a um determinado caminho, conforme as definições da sociedade.
Nessa perspectiva, podemos dizer que não encontramos um sentido unívoco para esse termo. Educação é algo tão abrangente quanto as relações humanas. Podemos confirmar isso a partir da afirmação de C. R. Brandão (1985) que, nas primeiras linhas de "o que é educação", afirma: Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. (BRANDÃO, 1985, p. 7)
Segundo Brandão a educação ultrapassa o ambiente escolar, pois ela ocorre "em casa, na rua, na igreja ou na escola". Além disso, "todos nós