EDUCAÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade contribuir com o processo de discussão sobre a importância do assistente social na educação. Saber o que faz esse profissional e de que forma a presença dele em conjunto com a gestão escolar interfere para a qualidade do ensino educacional.
A inserção do profissional de serviço social nesse campo de atuação nos impõe, portanto, uma tarefa que é a de construir intervenção qualificada enquanto profissional da educação que tem como um dos princípios do seu código de ética em favor da justiça social.
O QUE FAZ UM ASSISTENTE SOCIAL?
É uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O trabalho do Assistente Social tem como objetivo garantir os direitos e assistências para a população desamparada fazendo isso por meio de politicas sociais. O Assistente Social é um profissional habilitado para realizar serviços voltado as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade.
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos conselhos regionais. No dia 15 de maio é comemorado o dia do Assistente Social pelo decreto 994/62 que regulamenta a profissão do Assistente Social e cria o Conselho Federal e Regionais ter sido editado no dia em 15 de maio de 1962, mesmo pela profissão ter sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº 3252 de 27 de agosto de 1957, somente no dia 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos de fiscalização na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Hoje com a edição da Lei 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.
O SIMBOLO
Balança com tocha: O fogo representa o conhecimento, a balança equilibrada representa o equilíbrio social. Quando ela pende para um dos lados, significa desigualdade social.
Turmalina Verde: Pedra Brasileira singela por excelência, ninguém procura