Manifesto Comunista
Motivada pelo "motor história" (luta de classes), surge a burguesia. Nos séculos medievais nascem moradores dos primeiros burgos, chamados também de nascimento urbano, nascimento comercial, adquirindo caráter revolucionário permanente.
Marx porém faz um elogio a burguesia quando ressalta um impulso desconhecido até então, a descoberta da América, a circum navegação da África, abrira um novo campo de ação à burguesia emergente. Os mercados das Índias Orientais e da China, a colonização da américa, Comércio Colonial o incremento dos meios de troca o emprego de moedas cada vez maior para mediação das formas comercias financeirizando a economia. Edas mercadorias, valores em geral devida o comércio da indústria e navegação.
Logo desenvolveram o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição, dando nascimento a uma nova sociedade. Levando o declínio da manufatura, pois esta não daria conta das novas oportunidades (século XVIII Revolução Industrial, vapor maquinário entre outras novas descobertas tecnológicas).
A média disso a burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria, burgueses modernos. Cada classes destrona a antiga classe.
Como diria baretto, vivemos em um cemitério de elites. Ao ver de Marx um grande cemitério de classes dominantes
Com toda a evolução globalizadora, tecnologia, comercial e industrial, a burguesia crescia mais e mais, multiplicando seus capitais e colocando em segundo plano todasbas classes voltadas para idade