EDUCAÇÃO
Prof. Ms. Edmundo de Drummond Alves Junior1 drummond@marlin.com.br Departamento de Educação Física - Universidade Federal Fluminense (Brasil)
Resumo
Este trabalho pode ser caracterizado como sendo do domínio da gerontologia e procura introduzir algumas reflexões que nos ajudam a compreender a multidimensionalidade do envelhecimento, como também a questão da prática de atividades consideradas educativas e em especial as da educação física. Iniciamos distinguindo dois termos que normalmente são utilizados indiscriminadamente: gerontologia e geriatria. Em seguida falaremos do envelhecimento na sociedade, discutindo a questão da educação para adultos e algumas propostas que têm tido grande repercussão social. Finalizamos abordando um tipo de educação, a que é feita através das atividades físicas esportivas orientadas para um público específico que chamaremos de idosos.
Unitermos: Idosos. Tercera idade. Gerontologia. Atividades físicas esportivas.
O envelhecimento na sociedade e a que serve a gerontologia
Começamos com uma definição terminológica. A gerontologia é uma ciência pluridisciplinar que visa estudar os aspectos bio-psico-sociais do processo do envelhecimento, enquanto a geriatria está mais afeta a área médica, onde são tratadas as patologias específicas das pessoas idosas.
De uma maneira geral os países latino-americanos não têm muito a comemorar com os avanços das taxas de esperança de vida de sua população, como também da média de idade dessa população. Os países estão envelhecendo2 muito mais devido a uma diminuição das taxas médias da fertilidade, tendência que vem sendo observada nas últimas décadas, e que é acompanhada da diminuição da taxa de mortalidade infantil. Desta forma, no decorrer de décadas, o pais envelhece proporcionalmente, o que é verificado na observação do desequilíbrio da sua pirâmide etária. O