ArcelorMittal, Gerdau e Usiminas
Autores: Fernanda Rocha, Josiane Vidal, Késia Almeida, Luiz Henrique Silva, Lorrane Lima, Shirlei de Jesus e Victor Amaral.
RESUMO
A sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo sem que isso comprometa o meio ambiente, preservando assim os recursos naturais para gerações futura. Com isso, os diversos setores da sociedade vêm utilizando o tripé para a sustentabilidade, visando medidas que viabilizem um correto planejamento para atender as necessidades da atualidade, usando assim os recursos naturais de forma eficiente, para que os mesmos não se percam. Diante disso, este trabalho apresenta conceitos básicos que mostram através da interdisciplinaridade a sustentabilidade dentro do setor siderúrgico brasileiro, mostrando como as empresas ArcelorMittal, Gerdau e Usiminas aplicam seus projetos juntamente com o tripé da sustentabilidade. Estes resultados demostram a importância da sustentabilidade dentro do setor siderúrgico brasileiro e dão base para uma perspectiva ambiental, social e econômica mais ampla e integrada ao setor.
Palavras chave: Setor Siderúrgico; Sustentabilidade; Tripé de Sustentabilidade; Projetos.
1. INTRODUÇÃO
O funcionamento do mudo moderno é totalmente dependente do aço para a fabricação de ferramentas, estruturas da construção civil, automóveis, aviões, entre muitos outros.
Para se extrair o minério ferro as siderúrgicas degradam o meio ambiente e para amenizar os impactos causados as empresas devem ser sustentáveis, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que a empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico, pois em isso ela não sobrevive.
Para sabermos mais sobre a sustentabilidade empresarial do setor siderúrgico escolhemos três grandes empresas ArcelorMittal, Açominas e Gerdau e elaboramos os seguintes