Educação
A Educação Libertária, ou Educação anarquista, sempre foi um objeto de estudo e prática ao redor do mundo. Em algumas vezes, ela não aparece com este nome, mas o objetivo é o mesmo: uma educação antiautoritária, sem prêmios ou punições. Para um material que abrangesse não apenas modelos de escolas libertárias no passado, compilamos inúmeros materiais que dialogassem com o período mais preocupante: o futuro da educação e da escola`como instituição – ou a luta para que ela não seja uma -. Juntamente com isso, serão analisados não só apenas artigos que tratem da educação tal como ela se encontra, mas filmes e documentários, atuais ou não, que se preocupam em discutir sobre este tema.
1. Artigo do Jornal Público, de Portugal, redigido por Catarina Fernandes Martins, “Quando a escola deixar de ser uma fábrica de alunos”.
Link para o artigo: http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265
O artigo, extenso e completo, abrange uma série de relatos, tanto de estudiosos da educação contemporânea quanto entrevista com alunos de escolas públicas portuguesas. O mote central do artigo segue a mesma linha: a falta de utilidade da escola perante a vida cotidiana, principalmente porque ela é ensinada e criada para um grupo, e nunca para um indivíduo; como é citado João Barroso, da Universidade de Lisboa, “Tudo se passa nos mesmos lugares, ao mesmo tempo e da mesma maneira. Uma escola é uma colecção de salas de aula e o ensino é uma repetição de actividades pré-formatadas, iguais todos os anos.”
2. Dialogando – ou não – com a primeira atividade usando o artigo português, indicamos um documentário realizado pela TV Cultura, sobre a educação finlandesa. Parte de uma série chamada “Destino: Educação”, o segundo episódio vai tratar da Finlândia, um país que possivelmente não teria tanto alarde para o interesse internacional se não fosse sua característica mais marcante: a