Educação
LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA
DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO
PROFESSOR: HANDERSON BENTES
ACADÊMICOS
MARIA ROSINEIDE AGUIAR
MOISÉS RABELO FEITOSA
Santarém
Janeiro/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA
LICENCIATURA INTEGRADA EM BIOLOGIA E QUÍMICA
DISCIPLINA: POLÍTICA E LEGISLAÇÃO
A gestão democrática a favor de uma melhor Educação.
Trabalho apresentado à disciplina política e legislação como requisito para nota do Curso de Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Orientador: Profº Handerson Bentes
SANTARÉM
Janeiro/2014
A gestão democrática a favor de uma melhor Educação.
Moises Rabelo.
Rosineide Aguiar.
A escola é um ambiente que tem como prioridade o aprendizado do aluno estabelecido como direito social, direito de cidadania e direito do indivíduo, e para que se possa solidificar esse direito adquirido (explicitado no inciso III do artigo 13 da LDB) são necessárias articulações que envolvem diversificados saberes, atitudes e ideologias para que se possam garantir tal direito. Uma boa gestão é aquela em que o aluno, sujeito de aprendizado, é o polo e a finalidade da escola. Podemos, em síntese, dizer que há três práticas de gestão escolar mais comum no cotidiano dos educadores e das escolas: a gestão democrática, a gestão burocrática e a gestão autocrática.
A gestão burocrática é aquela em que o gestor permanentemente ocupa-se de formulários, fichas de controle e afirma seguir as normas de modo a dar à instituição uma organicidade rígida. Nesse caso, geralmente, as especificidades não consideradas e as decisões podem se sobrepor às reais necessidades da equipe gestora, dos educadores, funcionários, alunos e, mesmo, opor-se aos reais interesses da educação, que são a qualidade de ensino e a formação permanente.
Na gestão autocrática, por sua vez, o gestor constrói em torno de si