Educação
ESTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR UMA PROBLEMÁTICA QUE VEM SENDO DISCUTIDO EM “MEIAS PALAVRAS”, POIS AFETA DIRETAMENTO A FAMIÍLIA DO ALUNO. SÃO OS PROBLEMAS FAMILIARES QUE A CRIANÇA TRAZ PARA DENTRO DA SALA DE AULA EM FORMA DE INDISCIPLINA E BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR.
OS MEMBROS FAMILIARES SÃO DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL, POIS EXERCE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA QUE ESTA EM FASE DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, MORAL, SOCIOCULTURAL, INTELECTUAL, E ELA USARÁ SUA EXPERIÊNCIA FAMILIAR COMO BASE PARA O CONVIVIO SOCIAL. ESSE CENTRO INICIAL DE EXPERIÊNCIA, A FAMÍLIA, ESTÁ DEIXANDO DE SER UM MODELO DE COMPORTAMENTO PARA SUAS CRIANÇAS, APARTIR DO MOMENTO QUE NÃO COMPRI COM SUAS RESPONSABILIDADES PERANTE A ESCOLA E A PRÓPRIA CRIANÇA.
ESSAS FAMÍLIAS VÊM SENDO CONSTITUIDAS DE FORMA DESESTRUTURADAS EM MEIO HA DIFICULDADES QUE NORMALMENTE ESTÃO RELACIONADAS COM A POBREZA, VIOLÊNCIA DOMÊSTICA, ALCOOLISMO, DROGAS, DESAGREGAÇÃO DE CASAIS, AUSÊNCIA DE VALORES, PERMISSIVIDADE E A FALTA DE COMPROMETIMENTO COM EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
DIANTE DESSA TURBULÊNCIA DE PROBLEMAS ESTÁ A CRIANÇA SE DESENVOLVENDO, ENVOLVENDO E ABSORVENDO TUDO. GERANDO CONFLITOS, FRUSTRAÇÕES, DECEPIÇÕES, ANGÚSTIAS, QUE SÃO MANISFESTADAS NOS CORREDORES, PÁTIO E IMEDIAÇÕES DA ESCOLA EM FORMA DE INDISCIPLINA OU APATIA. SE A FAMÍLIA NÃO AGE COM COERÊNCIA NOS PRINCÍPIOS E VALORES FAMILIARES A CRIANÇA NÃO TERÁ UM BOM MODELO HA SEGUIR.
SEGUNDO OLIVEIRA (2005), TODA INDISCIPLINA TEM UMA CAUSA E QUE, A MESMA NÃO É SIMPLESMENTE UMA AÇÃO, MAS UMA REAÇÃO.
NO SEU LIVRO A AUTORA DIZ QUE A VÁRIOS FATORES QUE INFLUENCIA A INDISCIPLINA E UM DELES É A FAMÍLIA, ELA CITA QUE A INDISCIPLINA SÃO AÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NÃO SÓ VIVENCIADAS NA SOCIEDADE COMO TAMBEM NO NÚCLEO FAMILIAR.
TUDO ISSO DIFICULTA O TRABALHO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, QUE RECEBE A CRIANÇA COM UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO, IMPASCIENTE, DESENTEREÇADA OU AGITADA QUE MAL