Contingências de subestações
Realização de planos de contingência de subestações e propostas de investimento inerentes José Manuel Pereira Pinto
Versão Provisória
Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Major Energia
Orientador FEUP: Prof. Dr. José Rui da Rocha Pinto Ferreira
Co-orientador: Eng. Pedro Terras Marques
Junho de 2011
© José Manuel Pereira Pinto, 2011
ii
Resumo
Com o aumento da necessidade de uma melhoria na dist ribuição de energia, é necessário efectuar cada vez mais e melhores planos de contingência de subestações, de forma a evitar se o máximo de perda de carga possível. Mesmo com o uso de modelos de análise sofisticados e recorrendo a software de simulação que permita traduzir de forma muito aproximada o comportamento real da rede após algum cenário de contingência, a obtenção de um plano de contingência é um processo muito moroso, pois exige bastante trabalho e responsabilidade.
Esta dissertação explora as diversas formas de se proceder na realização de planos de contingência, tendo em foco a análise de subestações AT/MT bem como a área geográfica em que estas se enquadram propondo, quando justificável, investimentos conducentes a uma melhoria na rede de média tensão para aumentar a capacidade de recurso energético por parte de outras subestações.
i
ii
Abstract
With the increasing need for improved power distribution it is necessary to perform more and better contingency plans for substations in order to avoid maximum load loss possible.
Even with the use of sophisticated analytical models and using simulation software that allows to translate very closely the actual behavior of the network after a contingency scenario, obtaining a contingency plan is a very lengthy process because it requires a lot of work and responsibility.
This thesis explores the various ways to proceed in making contingency plans,