Modais de tranportes
***O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega . Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.
***Requisitos
Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que: * Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte; * Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM); * Exista um único contrato de transporte entre o Transportador e o dono da mercadoria; * Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading ), válido para todo o percurso; * Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis; * Sejam feitas inspecções fiscais apenas na origem e no destino.
***
Transportes modais
Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário . Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos.
***
MODAL AÉREO
Transporte adequado para mercadorias de alto valor, ou seja, objetos caros como pedras preciosas, jóias, documentos, nos quais necessitem de urgência para serem entregues.
As vantagens desse modal seria a rapidez e segurança na locomoção das cargas, otimizando custos com embalagens e estocagens de materiais e mercadorias perecíveis.
Porém pode trazer desvantagens perante aos outros modais, pois seu custo é elevado, além da capacidade e peso carregado ser menor.
Curiosidade: Apesar de parecer que