Stc ufcd 7 - dr 2
A ciência é um tema bastante debatido nos dias de hoje, bem como a sua importância. Todos nós sabemos que para além de ser um suporte grande para a sociedade a nível de descobertas e explicações para os mais variados acontecimentos, a sua divulgação é fundamental para uma melhor educação e para a desmistificação de algumas ideias daqueles que abusam da boa-fé da população.
A melhor aposta para a sua difusão é sem dúvida a escola, pois sem ela não existirão novos cientistas e mais do que isso, não haverá uma ideia clara sobre a sua importância para o quotidiano. Sabe-se que, os livros também são uma forma de transmitir ideias claras às pessoas bem como os media que chegam a qualquer ponto do mundo. A informação mais importante para uma pessoa que queira dar a conhecer os seus saberes científicos é saber qual o seu público-alvo, pois não se pode falar com o público em geral como falamos com as pessoas que trabalham na mesma área que nós ou que a conhecem tão bem como nós. É necessário ser claro e honesto.
Quando um cientista divulga o seu trabalho está a prestar contas à sociedade daquilo em que todos investiram e caso traga benefícios, cria-se uma cumplicidade e uma vontade de continuar a apoiar as pesquisas, bem como de todos se manterem informados. Por exemplo, as universidades possuem a maior parte da ciência nacional, daí o seu apoio ser indispensável para todos os professores, cientistas e alunos que para isso trabalhem. Infelizmente, o trabalho feito ainda não é devidamente recompensado o que afasta a curiosidade da população. O que não está de todo longe é o papel da experiência na utilização de equipamentos técnicos, mais do que isso, encontra-se em quase todos os contextos.
Ora vejamos, no contexto privado e pensando nos equipamentos domésticos, a experiência leva-nos a operar com esses mesmos eletrodomésticos compreendendo as suas normas de utilização, e não só, muitas vezes