Tecnologia HVDC
Aluno: Gabriel Nunes de Arruda
A tecnologia HVDC
Em um sistema HVDC temos a conversão de corrente elétrica CA-CC(retificador) no final de transmissão e de CC -CA( conversor) no final do recebimento. Seus componentes principais são: Válvulas de tiristores, Válvulas VSC, transformadores, filtros CA, banco de capacitores e filtros DC. Existem três formas de se obter a conversão:
1. Conversores Naturais Comutados: São extremamente utilizados nos sistemas HVDC atuais. O fato que possibilitou esse processo de conversão foi o surgimento do tiristor, semicondutor controlado por gate, que suporta altas correntes, na ordem de 400ª e capaz de bloquear tensões de 10kV.
. Ligando-se tiristores em série, podemos construir uma válvula tiristor. A válvula tiristor é operado na freqüência líquida ( 50Hz ou 60Hz) e por meio de um ângulo de controle é possível alterar o nível de tensão da ponte. Desta maneira conseguimos controlar a energia transmitida de forma rápida e eficiente.
2. Capacitor Conversor Commutated ( CCC): O conceito CCC é caracterizada pelo uso de capacitores de comutação inserida em série entre os transformadores de conversão e as válvulas do tiristor. O CCC tem por objetivo melhorar o desempenho de falha de comutação dos conversores quando conectado a redes problemáticas.
3. Comutação Conversores forçada : As válvulas desses conversores são construídos com semicondutores com a capacidade não só de turn-on, mas também para turn-off. Eles são conhecidos como VSC( Voltage Source Conversor). Dois tipos de semicondutores são normalmente usados nos conversores fonte de tensão: o
GTO (Gate Turn Off Thyristor) ou a IGBT (Transistor Bipolar Isolado Gate).
Ambos possuem uso freqüente em aplicações industriais, desde início dos anos oitenta. O VSC comuta com alta freqüência ( não com a freqüência líquida). A operação do conversor é conseguido através da modulação por