trabalho HVDC manfredo
TRANSMISSÃO EM HVDC NO BRASIL
PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS
Professor: Manfredo Veloso B Correia Lima
Turma: UH
Aluno: João Guilherme Mendes Mesquita de Freitas
INTRODUÇÃO
HVDC (corrente contínua em alta tensão) é uma inovação da para a transmissão de grandes quantidades de energia por longas distâncias e interligação de redes de energia incompatíveis. A primeira instalação HVDC comercial foi na Suécia, em 1954. Existem hoje mais de 120 sistemas HVDC em operação no mundo.
O problema-chave na evolução inicial do HVDC foi como desenvolver válvulas confiáveis e econômicas que convertessem corrente alternada de alta tensão em corrente contínua de alta tensão e vice-versa. Embora já houvesse desenvolvido com sucesso conversores estáticos e válvulas a arco de mercúrio para tensões de até aproximadamente 1000 volts no final da década de 1920, as dificuldades no desenvolvimento de válvulas para tensões superiores eram imensas. Somente em meados da década de 1940 foram feitas importantes descobertas que permitiram avançar nesta área. Estas descobertas deram ao Swedish State Power Board (hoje Vattenfall) a confiança para solicitar a primeira transmissão HVDC entre a ilha de Gotland e o continente sueco, a uma distância de 96 km. A transmissão de Gotland, com 20 MW, 200 A e 100 kV, entrou em operação em 1954 e foi o primeiro sistema HVDC no mundo.
1. GERAIS DA TRANSMISSÃO EM CC E CA
Tanto a ciência envolvendo a eletricidade como as suas aplicações práticas iniciaram em corrente contínua (CC). A corrente alternada (CA) foi sua sucessora. As descobertas básicas de Galvani, Volta, Oersted, Ohm, e Ampère foram em corrente contínua. A primeira aplicação prática foi um telégrafo alimentado em CC por baterias eletromecânicas e usando a terra como um circuito de retorno.
A primeira estação elétrica no mundo, localizada na “Pearl Street” em Nova Iorque, foi construída por Thomas A.