Graduando
AULA 8 – Componentes operacionais do processo ensino aprendizagem:
1º - Técnicas de ensino, recursos, e tecnologias.
PSICOTECNOLOGIA É toda tecnologia sobretudo a associada à linguagem, que causa impacto psicológico no mundo humano de pensar e comunicar. Segundo o canadense Derrick de Kerckhove, o criador do termo, a PSICOTECNOLOGIA trata-se de toda tecnologia de suporte a linguagem. (Rádio,televisão,internet)
EXEMPLO: FOTO DO SLIDE (Genius da Estrela) Brinquedo muito popular na década de 1980 que buscava estimular a memorização e cores e sons.
(Kerckhove é o herdeiro intelectual de Marshall McLuhan. Director do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto, Kerckhove é também um profundo conhecedor da vasta gama das tecnologias que ainda insistimos em apelidar de novas, capaz de analisar o seu impacto numa sociedade em constante transformação.
Kerckhove baseia os seus insights em dois conceitos-base:o de tecnopsicologia, estudo da condição psicológica das pessoas que vivem sob a influência da inovação tecnológica (p:33), e o de psicotecnologia, qualquer tecnologia que emula, estende ou amplifica o poder das nossas mentes (p:34). Expressa-se aqui a herança de McLuhan, com o seu ênfase nas transformações que os meios de comunicação operam na mente dos intervenientes no processo de comunicação, e particularmente a sua ideia de relação intimista entre tecnologias e ser humano, expressa na ideia que as tecnologias são uma extensão do nossos corpo e das suas capacidades.)
DIDÁTICA ATUAL.
Proposta psicológica- Se detém as situações de ensino: O que ensinar? Para quem ensinar? Quem ensina? Para que se ensina? Como se ensina? Sob que condições se ensina? (Aula 5)
Proposta não psicológica – Discutem o ensino a partir das metodologias aplicadas.
Nesse cenário surge a tecnologia educacional de ensino preenchendo o espaço entre a teoria a prática pedagógica em sala de aula.
2º - Relação professor