caracteristicas de transmissao de corrente continua
Transmissão em CA e em C
A transmissão em corrente alternada é hoje utilizada universalmente e mostrou-se adequada para transmitir e distribuir energia elétrica.
¤Tem-se também que alguns problemas ainda não foram resolvidos quando se utiliza a transmissão em corrente alternada, dentre eles podemos destacar:
¤A transmissão de grandes blocos de potência a grandes distância de forma econômica e com o mínimo de agressão ao meio ambiente.
⁄A transmissão estável de potência entre sistemas assíncronos ou com diferentes frequências.
Transmissão em CA e em C
¤Acréscimos de potência à uma dada rede sem majorar o nível de potência de curtocircuito desta rede.
⁄Transmissão subterrânea e subaquática a distância maiores que 30 Km devido as severas limitações impostas pela geração de reativos do cabo CA e a consequente necessidade de reatores em derivação impraticável em travessias marítimas ou de rios, penalizando economicamente o uso de cabos em corrente alternada.
Um fator determinante para a aplicação de CCAT (Corrente Contínua em Alta Tensão), é o baixo custo das linhas aéreas em corrente contínua.
¤Acima de uma certa distância (cerca de 500 Km), a economia obtida nos caos das linhas é maior do que os custos extras oriundos das estações terminais, tornando a opção de transmissão em corrente contínua vantajosa.
Transmissão em CA e em C
Um sistema de transmissão em corrente contínua com dois condutores metálicos equivale na prática a um circuito duplo de corrente alternada, dispondo da mesma confiabilidade e a um custo menor inclusive no que tange a uma menor utilização de faixas de passagem.
Transmissão em CA e em C
A transmissão de corrente contínua não é afetada pela capacitância e a indutância da linha.
¤Utilizando toda a seção transversal do condutor (ausência do efeito peculiar) propicia um controle de potência estável e veloz.
¤A