Relatório corrente alternada
A corrente alterna (CA ou AC - do inglês alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. É gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um polo positivo e outro negativo definidos como ocorre na corrente contínua. Por isso, seu sentido alterna, e seus polos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições (ocorre quando a tensão for 220V, pois há a presença de 2 fases). Ela é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. No artigo anterior citado, nós vimos que a tensão elétrica é a responsável por "empurrar" a corrente elétrica. Na corrente alternada, podemos usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.
A espira girando em campo magnético uniforme, com velocidade angular constante em torno do eixo XY gera uma corrente alternada induzida
Observe no desenho abaixo como se comporta uma fase em corrente alternada. Note a alternância da característica positiva e negativa.
| Representação gráfica da corrente alternada |
Cada alternância equivale a um ciclo. Cada ciclo ocorre, dependendo da região do país e do mundo, 50 ou 60 vezes por segundo. Isso é o que chamamos frequência, e é dada em Hertz.
Com o movimento de rotação da bobina no campo magnético, temos uma variação do fluxo de indução magnética em relação ao tempo o que provoca o aparecimento de uma f.e.m induzida
Como
Como a variação de Φ através da espira de área S, a amplitude é igual a:
O fluxo máximo é quando a espira se encontra perpendicularmente ao campo magnético,