Educação
O texto “O fax do Nirso” evoca a reflexão acerca do atual estágio da educação brasileira. Se comparada a outras sociedades, ainda que a economia do País já esteja entre as maiores do mundo,a educação no Brasil, apesar de ter melhorado, não atingiu ainda patamares desejáveis. Infelizmente esse fato coaduna com o possível interesse da classe dominante em consolidar-se no poder, mediante um sistema de educação incapaz de formar cidadãos aptos a exigir respeito por seus direitos e aptos a uma mobilização e transformação da ordem estabelecida.
A fim de acelerar esse processo de evolução da Educação no Brasil, seriam necessários, entre outras medidas, a disseminação da alfabetização de adultos, o investimento na educação profissionalizante e a valorização do professor, de modo que fosse mais bem remunerado e promovido por mérito. Essa valorização, por sua vez, vem acompanhada do preparo e da reciclagem do próprio docente.
Isso porque assim como no texto “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)”, a apresentação de fatos pelo docente será naturalmente imbuída do seu ângulo de visão não apenas com relação ao assunto que estiver apresentando, mas, também, com relação a sua postura geral ante a vida. O que o homem extrai dos estudos será avaliado a partir da sua