Economia
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
INTRODUÇÃO
O segmento utilizado será sobre prestação de serviços do ramo de hotelaria, onde estaremos analisando o comportamento de demanda e oferta nos serviços e produtos oferecidos pelo hotel que vamos chamar de XYZ.
Como sabemos, alguns fatores são determinantes na lei da oferta: Preço do bem, salário dos empregados, custos da eletricidade, impostos e outros. No texto a seguir vamos analisar como não só os salários influenciam diretamente no valor final de venda, mas também como a quantidade de profissionais envolvidos em um determinado custos de venda de serviços pode ser uma variável determinante para se calcular o preço final.
DESENVOLVIMENTO
O segmento utilizado será sobre prestação de serviços do ramo de hotelaria.
Podemos observar que no hotel XYZ, os conceitos de custos de oportunidade, são voltados a contratos com grandes empresas, ou seja, corporativos, dando prioridades as reservas dessas empresas, e deixando de atender clientes avulsos principalmente em época de baixa temporada. Nesses períodos o setor de vendas opta por grandes receitas garantidas e firmadas em contratos, perdendo as receitas que viriam de pequenos consumidores que além de não ocupar todas as vagas não trariam as receitas necessárias para suprir suas despesas.
Onde na curva de possibilidades notamos que, os períodos de maior procura são: Férias de Janeiro e Julho, Carnaval, Feriados prolongados e Festas de Final de Ano. O estabelecimento trabalha o ano todo com um quadro de funcionários reduzido, porém nesses períodos de maior procura o aumento de contratações efetivas e temporárias aumenta em torno de 50%. Outros aumentos significativos são