Transformadores de potencia e corrente
Circuitos Elétricos 2
APS - Transformadores de Corrente, Transformadores de Tensão e Motores Assíncronos
Turma: S25
-História
O tranformador, inventado por Goulard-Gibbs, só foi possível graças a grandes cientistas que trabalharam na descoberta dos princípios do eletromagnetismo. O físico Hans Christian Örsted observou que um fio de corrente elétrica age sobre a agulha de uma bússola, iniciando assim os estudos da relação entre eletricidade e magnetismo. A partir disso , André-Marie Ampère e Joseph Henry (ao mesmo tempo que Faraday) descobriram que o campo magnético induz corrente elétrica, fenômeno conhecido como indução eletromagnética, e a indução mutua.
A partir desses princípios, como já comentado, Gibbs cria o transformador. Em 1885, George Westinghouse Jr., defensor da corrente alternada, compra os direitos de patente para poder produzir o transformador de corrente alternada e encarrega William Stanley para produzir o primeiro modelo comercial de transformador.
Imagem (1) - Transformador de Stanley
O transformador permitiu a transmissão em corrente alternada por longas distâncias sem perdas energéticas, revolucionando a industria de eletricidade, que agora podia atuar em qualquer área
Transformadores de Corrente
Transformador de corrente é um equipamento muito utilizado aonde tem de se lidar com correntes muito altas. Basicamente um TC é composto de dois circuitos, que podem ser chamados de primário e secundário. O primário é o circuito que será acoplado a carga, geralmente com corrente elevada. Ele terá em sua composição um número pequeno de espiras por onde circulará essa corrente. Já o secundário terá um numero maior de espiras, de modo que a corrente do primário gerará uma corrente proporcionalmente em seus segmentos. Conhecida essa proporção, ao se medir a corrente no secundário, pode-se definir qual é a corrente do primário.
A essa redução damos o nome de fenômeno de conversão