Máquinas
Conceitos básicos
Pode-se definir transformador de tensão como um dispositivo eletromagnético, constituído por enrolamentos em núcleos de material ferromagnético, que interconecta dois níveis de tensão em um circuito elétrico.
Os transformadores podem ser monofásicos ou trifásicos, dependendo do tipo de circuito onde estão conectados. Um transformador monofásico é constituído por dois enrolamentos (bobinas) instalados em um mesmo núcleo de material ferromagnético, como ilustra o desenho esquemático abaixo. Note que um dos enrolamentos é chamado primário e o outro chamado secundário, sendo que cada um deles pode ter um número de espiras diferente. Relação de transformação em transformadores monofásicos
Considere um transformador monofásico como esquematizado abaixo. Define-se relação de transformação (RT) em um transformador monofásico como:
onde Vprimario e Vsecundario referem-se aos valores eficazes das tensões. Note que, no exemplo da figura acima, tem-se RT=220/110 V = 2.
Os transformadores monofásicos são normalmente especificados usando dois parâmetros: sua relação de transformação (RT=Vp/Vs) e sua potência aparente (VA). Por exemplo, um transformador abaixador para uso doméstico tem a seguinte especificação: 220/127 V, 300 VA.
Relação de espiras em transformadores monofásicos
Considerando que o número de espiras no enrolamento primário (N1) é normalmente diferente do número de espiras no enrolamento secundário (N2), define-se como relação de espiras ( a) a razão:
Relação de transformação em transformadores trifásicos
Observe o desenho esquemático abaixo, onde está representado uma rede trifásica envolvendo diferentes níveis de tensão inter-relacionados por transformadores trifásicos. A disposição interna dos enrolamentos em transformadores trifásicos será mostrada mais adiante. Nesse caso, define-se relação de transformação (RT) em um transformador