Educação
1 INTRODUÇÃO
Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar em tal processo. Neste artigo discutimos as etapas de aplicação e avaliação da proposta do jogo Lince na intervenção das dificuldades de aprendizagem. A função educativa do jogo é facilmente observada durante a aplicação ao verificar o favorecimento da aquisição de conhecimento em clima de alegria e prazer. Os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos ao favorecer a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação.
2 TEMA
“O uso do jogo Lince na intervenção das dificuldades de aprendizagem”
3 DELIMITAÇÃO
Sua aplicabilidade pode se estender ao uso domiciliar, clínico ou escolar.
4 JUSTIFICATIVA
Muitas são as alterações de aprendizagem apresentadas pelas crianças e adultos em fase de desenvolvimento compatível com a alfabetização ou aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades na leitura e escrita. O jogo LINCE possui várias versões e tem sido utilizado para desenvolver habilidades relacionadas aos processamentos visuoespaciais, necessários à aquisição de leitura e escrita, contribuindo de maneira prática e eficiente à clínica fonoaudióloga, psicopedagógica e aos educadores de uma maneira em geral.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Promover iniciativas consideradas positivas no atendimento às necessidades de crianças e adultos que apresentam alterações de aprendizagem.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a percepção visual e nomeação de figuras;
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Desenvolver a soletração por análise ou por síntese;
- Desenvolver a coordenação (linha/coluna) e a coordenação em movimento;
- Desenvolver a representação gestual;
- Desenvolver a consciência fonêmica e fonoarticulatória;
- Desenvolver