O IMPACTO SOCIAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Com base no curta-metragem “O BMW Vermelho”, fizemos uma analogia com uma situação muito semelhante que acontece em nosso município, onde foram disponibilizados equipamentos e locais para o funcionamento de duas salas de inclusão digital. Num primeiro momento o referido projeto emperrou por motivos relativamente simples, dada a sua importância para a população, ou seja, adequação das instalações elétricas e conexão com a internet. Hoje o problema que envolve este projeto social, é a falta de profissionais capacitados que assistam seus usuários e equipamentos.
Apartir destes fatos discutiremos em nosso trabalho, o impacto sócio-econômico da tecnologia em nossas vidas, iniciando pela Revolução Industrial na Inglaterra, onde entre tantos fatos importantes deste momento histórico, podemos destacar: invenções como o motor a vapor, usado amplamente na mecanização das indústrias; a migração do homem rural para a zona urbana em busca de trabalho e principalmente o início das relações contraditórias entre capital e trabalho, fato que marca o nascimento do sistema econômico capitalista.
Na atualidade, o capitalismo exige uma tecnologia cada vez mais avançada, que permita uma produção também cada vez maior. O homem é bombardeado diariamente com muita informação, o que ontem foi novidade, hoje já é obsoleto, ele precisa manter-se atualizado para somente assim ter comprador de sua força de trabalho, comprimindo cada vez mais seu tempo de lazer, muitas vezes estendendo o turno de trabalho em sua casa e distanciando-se até mesmo de sua família, pois o homem moderno tem de ser virtual.
A inclusão digital precisa de maiores incentivos por parte de nossos governos com novas políticas sociais e gestores capazes, para não tornar-se “exclusão