Resenha descritiva
RESENHA
Definição e características
1) Resenha descritiva
Texto puramente descritivo referencial que se centra num acontecimento e o descreve com o máximo de fidelidade. Os acontecimentos poderão ser reuniões administrativas, pedagógicas ou esportivas, etc.; sessões.
Esse texto não pode apresentar nenhuma opinião ou julgamento de quem o escreve, ele simplesmente expõe um fato. Os dados contextuais precisam estar presentes (data, local, presenças) bem como resultado, conseqüências ou conclusões . Cada resenha tem aspectos próprios que não podem ficar fora, cabe ao resenhista decidir o que é mais importante.
2) Resumos
Têm por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto, que poderá ser livro, artigo, filme, etc. Como na resenha descritivas, aqui também sempre há um objeto ao qual devemos nos manter fiéis, nos limitando a apresentar as ideias essenciais colocadas pelo autor. As opiniões do resenhista só podem ser apresentadas, como forma de apreciação do texto, ao final do resumo.
3) Resenha crítica
É um texto que alia descrição à crítica. Os elementos descritivos podem estar acompanhados dos julgamentos e apreciações do resenhista. Tem por objetivo colocar a opinião de alguém da mesma área do objeto resenhado e com isso influenciar espectadores e/ou leitores. O texto avalia de modo sintético e preciso a importância de uma obra literária, científica ou de uma manifestação artística.
Organização das resenhas
a) Cabeçalho, onde deve constar referência bibliográfica ou dados técnicos do objeto resenhado.
b) Dados considerados importantes sobre o autor (diretor e/ou produtor) do objeto resenhado.
c) Resumo do conteúdo, quando de texto científico ou opinativo, considerar a tese do autor ou idéia