Resenha Descritiva
Resenha Descritiva
Este texto tem como objetivo resenhar o artigo Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo, de Pedro Roberto Jacob, publicado em São Paulo no ano de 2005. Em seu artigo, Jacobi discorre a respeito da dificuldade em construir um pensamento crítico, complexo e reflexivo no âmbito na educação ambiental. Segundo ele, não há formação adequada em relação aos professores para que ensinem a educação ambiental, criando pensamentos críticos. Dessa forma, existe a necessidade de elaboração de propostas pedagógicas centradas na conscientização e na mudança de atitudes e práticas sociais.
Na primeira seção, Pensar a sustentabilidade, Jacobi traduz o desenvolvimento como o processo de ampliação de capacidade de os indivíduos terem opções, fazerem escolhas. Os fatores materiais no processo de desenvolvimento são fundamentais, segundo ele, mas não devem ser tratados como um fim e sim como um meio. A expansão da liberdade, dessa forma, é o principal meio e fim do desenvolvimento, e só há desenvolvimento quando os benefícios servem de ampliação das capacidades humanas. A relação entre desenvolvimento e meio ambiente surge com a incorporação do marco ecológico nas decisões econômicas e políticas, reconhecendo as consequências ecológicas do modo como a população utilizam os recursos do planeta. Tais transformações nesse debate têm inicio nos anos de 1970, quando pretendem mostrar os impactos globais das produções capitalistas, elevando assim, a problemática ambiental a uma temática que penetre a agenda política internacional.
A Conferência Rio 92 pode ser caracterizada como ponto culminante do debate em torno da problemática ambiental. Dessa forma, propunha-se