Camada Drenante
PAVIMENTOS:
RELATÓRIO DE REVISÃO DE PROJETO EM FASE DE OBRAS
BR222/CE – ETAPA CONSTRUTIVA CAMADA DRENANTE
RESUMO
O Projeto Executivo de Engenharia para Melhoramentos e Restauração /
Reabilitação da Rodovia BR-222/CE no segmento do km 122,8 ao km 179,9, Lote 2, foi concluído em maio de 2009, com base em avaliações funcionais e estruturais do pavimento existente realizadas no campo em 2009.
O Projeto Executivo de Restauração da rodovia neste lote prevê a demolição e reconstrução total do pavimento existente, incluindo em uma de suas etapas construtivas, a Execução de Camada Drenante com brita de graduação uniforme tratada com 2% de CAP 50/70 modificado por polímero – espessura de 8 cm.
Mas apesar de várias tentativas nos meses de dezembro/2010 e janeiro/2011, a execução desta camada composta por Pré-misturado a Quente contendo brita e 2% de CAP 50/70, com agregado devendo ter granulometria uniforme, passando 100% na Peneira 3/4” e retida 100% na peneira 3/8” se mostrou inadequada, pois a mistura tal como definida no projeto não é estável, ocorrendo deformações e desagregações do pavimento. Trata-se, portanto, de um problema de ordem técnica, de material de qualidade inadequada, que precisa ser estudado e corrigido. É sobre este último tipo de intervenção que irá tratar este trabalho.
Palavras-chave: reabilitação funcional de pavimentos, avaliação de pavimentos, pavimento flexível, camada drenante.
ABSTRACT
The Project Executive for Engineering Improvements and Restoration / Rehabilitation of Highway BR-222/CE segment from km 122.8 to km 179.9, Lot 2, was completed in
May 2009, based on assessments of functional and structural pavement existing conducted in the field in 2009.
The Executive Project Restore the highway this lot provides for the demolition and full reconstruction of the existing pavement, including one of his constructive steps,
Execution Layer Draining graduation