resenha descritiva
TERRA, Carolina1; As Relações Publicas e as novas tecnologias de informações e comunicação.
Resumo
Introdução
Atualmente os meios de comunicação tornaram-se indispensáveis para o crescimento social e politico da humanidade, a economia que passa a ser de conhecimento oferece a população uma nova percepção de realidade, onde as novas tecnologias se completam.
“A internet funciona nos dias de hoje, como uma vitrine virtual de exposição” A necessidade de relacionar-se com o publico faz com que as empresas criem seus websites, instituindo um ambiente de relacionamento com os clientes e investidores. A influência mútua de textos, imagens e sons possibilita a interação imediata com clientes, investidores e espontaneamente com a mídia.
Em seu caráter estratégico, as Relações Publicas ajuda a estabelecer um relacionamento de confiança e compreensão entre organização-públicos.
A rede (internet)
A internet proporciona a seus usuários a comunicação simultânea diretamente de uma enorme rede acessível a muitas pessoas por meio de computadores.
Quando estourou a internet, o foco se limitava ao como usar a WEB como uma ferramenta. Visto que há alguns anos estavam limitados, atualmente observamos um grosso crescimento de usuários da internet, formando um novo ambiente para milhares de pessoas que geram e acessam conteúdos, desenvolvendo formadores de opiniões.
Segundo TERRA, “A Web nos apresenta peculiaridades em termos de processo e fluxo” tais com: Publicação de um para muitos, permitindo a disseminação da informação; Instantaneidade; comunicação de rede e alcance mundial.
Nos pontos fortes da web como meio de relacionamento destacamos: Comunicação não presencial facilitada à distancia; Transformação da vida empresarial e Interatividade, à medida que permite um retorno mais imediato dos receptores. Em contra partida os pontos fracos da rede amplia mercados e gera exclusão ao mesmo tempo, provocando exclusão digital, principalmente no Terceiro