nevos melanocitos
Os nevos melanocíticos, conhecidos como pintas ou sinais são manchas ou pequenas elevações na pele que variam de castanho claro a castanho bem escuro, por vezes podendo ter mais de uma cor e o seu tamanho pode variar bastante.
Potenciais precursores:
Os nevos melanocíticos podem se transformar em um melanoma. A chance de isto ocorrer depende de inúmeros fatores como quantidade de nevos da pessoa.
Diagnóstico diferencial: Os nevos melanocíticos podem simular melanomas quando apresentarem as características de assimetria, bordas irregulares, mais de uma cor e tamanho superior a 6 milímetros. Nevos melanocíticos com estas características são conhecidos como nevos atípicos ou displásicos.
Como diferenciar um nevo melanocítico benigno de um melanoma?
Diferenciar uma pinta benigna de um melanoma inicial pode ser muito difícil. Em estágios mais avançados, melanomas tendem a ser lesões grandes, que podem sangrar. Mas, em fases iniciais, nas quais são curáveis por cirurgia, o diagnóstico pode ser difícil.
Para facilitar o diagnostico podemos utilizar a regra do ABCD, que são:
Assimetria: os melanomas tendem a exibir uma assimetria de cores e formas.
Bordas: apresentam bordas irregulares, ásperas, íngremes e rudes.
Cores: nos melanomas predominam as cores escuras ou a presença de varias cores de uma mesma lesão (preto, marrom claro, marrom escuro, cinza azulado, vermelho e branco).
Diâmetro: o crescimento rápido é uma das principais características do melanoma, o que leva a lesões de diâmetros maiores. Lesões com diâmetro com mais de 6mm já pode ser considerada uma suspeita de lesão maligna.
Melanoma
O que é o Melanoma? destas características, devemos lembrar que em fases iniciais o melanoma tende a ser plano, não exibindo relevo. Em estágios iniciais melanomas não coçam, não sangram, não exibem qualquer sintoma. Devemos lembrar também que não só melanomas podem ser confundidos com pintas, existem