movimentos corpo humano
Movimentos angulares: aumentar ou diminuir o ângulo da articulação os quatro tipos de movimentos angulares são flexão, extensão, abdução e adução.
Flexão: é o movimento que diminui o ângulo da articulação, exemplos de flexão são as flexões do cotovelo ou do joelho, flexão da articulação do cotovelo é um movimento para frente, enquanto que a flexão do joelho é um movimento para trás. Flexão das articulações do tornozelo e ombro são um pouco mais complicado, na articulação do tornozelo, flexão ocorre quando a superfície de topo dorso do pé está elevado, este movimento é frequentemente chamado de dorsiflexão.Pressionando o pé para baixo como no aumento dos dedos do pé é chamado de flexão plantar. Flexão da articulação do ombro consiste em levantar o braço anteriormente à posição anatômica como se apontar para frente.
Extensão: é o inverso de flexão, o ângulo de junta é aumentado, extensão retorna uma parte do corpo para a posição anatômica. Em um conjunto estendido, o ângulo entre os ossos articula-circulante é de 180°. Uma excepção é a articulação do tornozelo, na qual existe um ângulo de 90° entre o pé e a perna em posição anatômica. Exemplos de extensão são endireitamento do cotovelo ou articulações do joelho a partir de posições de flexão. Hiperextensão ocorre quando uma parte do corpo é estendida para além da posição anatômica que o ângulo de junta é maior do que 180°. Um exemplo de tensão é dobrar o pescoço para inclinar a cabeça para trás.
Abdução: é o movimento de uma parte do corpo para longe do eixo principal do corpo ou para longe do plano sagital médio, em uma lateral direção. Este termo geralmente aplica-se à parte superior e inferiorextremidades, mas pode também se aplicar aos dedos dos pés ou, caso em que a linha de referência é o eixo longitudinal do membro. Um exemplo de abdução se move lateralmente a braços, para longe do corpo. Espalhando os dedos é outro exemplo.
Adução: é o oposto de abdução, é o