Educação
Em um primeiro momento realizamos nossa intervenção no quinto ano (quarta série), ao observarmos a turma encontramos algumas dificuldades dos alunos, temos três alunos na sala que não conseguem ler e escrever e grande parte da sala têm dificuldades em compreender os exercícios passados a eles. A professora da sala nos pediu que planejássemos nossas atividades focando-as em volume de massa, ou seja, que trabalhássemos com eles medidas de peso. De inicio me apavorei um pouco com isto, pois achei que era algo muito complexo para eu minha dupla darmos conta sem termos experiência alguma.
Preparamos então uma tabelinha que mostrava para eles quais eram as principais unidades do peso, que é a grama e o quilo e seus múltiplos, ao apresentarmos essa tabela para a sala começamos a fazer perguntas para eles qual a unidade que mais se adequaria para pesar alguns objetos? E assim por diante. Levamos duas balanças diferentes para a sala e mostramos para eles que existem vários tipos de balança tirando aquelas que estavam ali. A nossa principal proposta era mostrar quão grande é a importância do peso na nossa vida e para que eles compreendessem para que utilizariam aquele conhecimento no seu dia-a-dia. Levamos também para a sala várias embalagens de produtos com pesos diferentes e iguais para poderem comparar alguns pesos e comprovar na balança que o peso que estava indicado no pacote realmente era o mesmo.
As atividades propostas eram bem simples, mas as crianças tiveram muita dificuldade em realiza-las, por exemplo, em uma atividade com o seguinte enunciado: João pesa 58 quilos e Maria pesa 46, quantos quilos João pesa a mais que Maria? Eles não conseguiam saber que conta tinha que fazer. No meu entendimento achei que a turma está bem atrasada no processo educacional, pois tem muitos conteúdos que já eram para eles saberem, pois já estão no quinto ano e não sabem, e quando digo alguns conteúdos, são conteúdos com o grau de dificuldade fácil. No final