Educação
Criatividade e Modelos Mentais
O gerente de projetos precisa saber gerenciar as mudanças que surgem no decorrer das etapas e fases do projeto. Em função disso, faz-se necessário conhecer alguns termos como Criatividade, inovação e Modelos Mentais.
Segundo o psicólogo escocês Kenneth Craik, modelos mentais são as crenças, imagens e pressupostos profundamente arraigados que temos sobre nós mesmos, nosso mundo, nossas organizações e como nos encaixamos neles.
O gerenciador de projetos precisa entender a necessidade de cultivar novos ambientes de trabalho que estimulem o surgimento da criatividade. A criatividade do indivíduo é fundamental para a geração da inovação, de interesse do projeto.
A inovação faz-se necessário, uma vez que o mercado sofre uma constante mutação, surgindo novas idéias, desafios e oportunidades. Mas a inovação pressupõe a existência da criatividade e origina-se no compromisso da ação. A criatividade só pode ser reconhecida se aplicada. O gerente de projetos precisa possuir mente aberta e focar seus esforços em direção a participação e inclusão dos colaborados no processo de inovação.
Outro ponto que realça a necessidade da inovação é que cresce cada vez mais o número de problemas que não podem aguardar as morosas orientações dos processos tradicionais de gestão. Eles exigem soluções imediatas e originais.
O mundo muda constantemente e apresenta novos desafios e ameaças e os três elementos chaves no momento são criatividade, competência e capital.
Um método de trabalho que vem sendo adotado nas grandes empresas é o trabalho em equipe, onde recomenda-se a adoção de algumas regras para que o processo criativo das equipes seja efetivo, são elas:
Dar a cada um a oportunidade de exteriorizar livremente suas idéias
Não aceitar uma solução como única alternativa
Ter atitude positiva em relação a inovações
Entender primeiro, depois discutir
Vencer a ansiedade de querer fazer tdo sozinho
Aceitar técnicas,