Educação
Ana Gleici[2] Leda Fabiélen [3] Celiane Leite[4]
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo analisar questões fundamentais dos novos desafios da gestão escolar, em fase das novas demandas que a escola enfrenta no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Muitos destes desafios se acham reconhecidos consideravelmente embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade educacional. Tanto é que o caso da democratização da educação anteriormente estabelecida pela Constituição do Brasil (1988), até hoje ainda se prevalece. Discutindo assim, o processo de democratização da educação, em esfera da legislação, num caminho evolutivo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Gestão Escolar. Legislação.
1. INTRODUÇÃO
À medida que desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos, oferecendo, ainda, a formação de pessoas com competência e habilidades necessárias que facilitam a sua introdução social, ou de outros. Surge ao passar dos anos, estudos relacionados a sociedades no âmbito do conhecimento, da aprendizagem.
A educação que antes eram de poucos, diferenciada destinada a apenas grupos dominantes. Ao acontecer o processo industrial, surge a necessidade de tornar comum ou público o acesso a escola. Com essa idéia o estado passa a ter o dever, assegurando o direito a educação escolar.
A sociedade, organizada mesmo em um estado democrático em forma de uma instituição, quer seja publica e/ou privada, identifica a importância da administração como um meio para atingir objetivos, avaliar processos e resultados, ajustar-se às ações competentes. Assim, a administração, o gerenciamento e a gestão eficientes são percebidos como capazes de