Educação
Saber ; Comunicação; Cuidados Pessoais; Habilidade Social ; Utilização dos Recursos da Comunicação; Saúde e Segurança ; Habilidade Acadêmica; lazer ; trabalho ; AUTONOMIA E A VIDA FAMILIAR.
->Incorporar preferências pessoas as atividades diárias
->PDC – Pessoa com Deficiência
->Paralisia Cerebral – Permanece com a pessoa a vida toda
->Cultura interfere no conceito de normalidade – Sim, pois a conceituação de normalidade depende dos fatores socioculturais em que o indivíduo esta inserido.
-> Inclusão social: No sentido etimológico inclusão, do verbo incluir (do latim includere), significa compreender, fazer parte de , participar de. Assim quando se fala de inclusão, está se falando de indivíduo que esta incluído, compreendido, ou participando daquilo que o sistema educacional oferece.
-> Estigma – A palavra estigma significa uma cicatriz, sinal, e portanto ao estigmatiza alguém estamos marcando com estigma, censurando, condenando.
->Conscientizar a população que nomenclatura não diminui as diferenças existentes, pois as pessoas com deficiência realmente necessitam de estratégias diferenciadas para a sua ação autônoma.
-> Escrita com traçado irregular das letras = Disortografia
->Dificuldade para Leitura e escrita = Dislexia
Ser Normal -> Individuo que apresenta um modo de agir com as mesmas características de comportamento da maioria dos outros elementos de seu grupo social.
Ser Anormal -> Quando o indivíduo se afasta de regras ou normas sociais estabelecidas, isto é, dos padrões do grupo, seu comportamento é considerado anormal.
Indivíduos sem inteligência-> Não, todo o indivíduo e portador de algum tipo de inteligência, o que diferencia e a sua capacidade de desenvolvimento na área determinada.
Portador de deficiência como inválido -> Não, este termo não é mais utilizado, pessoas com deficiência são aquelas que tem algum impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais