Educação
José Martins Ribeiro.(1)
2005.
Resumo Neste artigo pretendemos falar sobre os papéis que são atribuídos a educação escolar, da relação contraditória entre essa educação e necessidades de desenvolvimento de um país. Depois, discutiremos sinteticamente o conceito de pesquisa e de suas implicações em relação ao sistema escolar. Além disso, buscamos discutir no final, as possíveis contribuições da pesquisa como um elemento dinamizador entre universidade e Escolas de Ensino Básico e, porque não dizer, como um dos elementos capaz de aprofundar a reflexão sobre a crise em que se encontra o sistema educacional.
Introdução: Nesse momento de grandes transformações tecnológicas, vivemos uma fase em que o conhecimento sistematizado é considerado a grande ferramenta para impulsionar as sociedades que pretendem estar na vanguarda do desenvolvimento social e tecnológico, há uma disseminação de um discurso que tenta demonstrar e provar a importância da educação escolar no atual cenário mundial. É preciso refletir sobre os elementos que acompanham esse discurso.
Educação e desenvolvimento, um velho e "(re)novado" discurso: Esse discurso de aliar educação e desenvolvimento não é recente. Cunha (1991) procura demonstrar que se trata de um discurso que tem um papel ideológico. Ele cumpre a função de livrar o sistema capitalista de maiores críticas. Assim, segundo a ótica liberal, o sistema educacional teria um papel de gerar oportunidades de ascensão social, garantindo a "igualdade de oportunidades". Diversos estudos demonstraram que esse discurso não se sustenta, o desenvolvimento de uma nação se dá por um conjunto de fatores. A educação escolar não pode ser encarada como panacéia para todos os males. Nóvoa ilustra bem a insistência nesse discurso: A história da escola sempre foi contada como a história do progresso. Por aqui passariam os mais importantes