Educação e diversidade na educação
- Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.
- Na abordagem a descritiva podemos identificar o:
* Multiculturalismo e detectarmos a desigualdade social, isto é, não existem direitos iguais para todos.
* Negros, índios, deficientes, homossexuais, pessoas com baixa escolaridade ou que vivem em comunidades carentes e etc., não possuem os mesmos direitos e oportunidades que a classe média ou alta, brancos, com maiores níveis de escolarização.
- A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demostra aspectos locais de uma população.
- O Brasil, por conter uma grande alimentação territorial e uma grande população numerosa e miscigenada, com grande qualidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
ETAPA 1- PASSO 4
O vídeo aborda claramente a diferença da infância das crianças de acordo com a localidade e com a situação econômica. Na abordagem crianças de centros urbanos com melhores condições financeiras tem mais oportunidades de educação, cultura, saúde, lazer e tec. enquanto crianças de áreas sertanejas e rurais trabalham para garantir ao menos seu sustento, e acabam não tendo acesso a educação o que os impede de ter um futuro mais digno.
Nessas condições essas crianças acabam perdendo a chance de serem crianças e viver a infância.
É através dessas diferenças sociais e culturais que podemos distinguir como