Educação a distância
Para definir melhor quem é o aluno de EaD é necessário destacar algumas características que lhe são peculiares. Segundo Belloni (2003):
As características fundamentais da sociedade contemporânea que mais têm impacto na educação são, pois, maior complexidade, mais tecnologia, compressão das relações de espaço e tempo. Trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em suma, um trabalhador mais informado e autônomo.
As ferramentas utilizadas em EAD como, por exemplo, A implementação de uma rede que garanta a comunicação e interação; A organização de material adequado aos cursos; O acompanhamento do aluno e do tutor no ambiente virtual de aprendizagem garante interação e colaboração entre aluno X tutor e aluno X Aluno em momentos síncronos e assíncronos.
Os cursos de EaD hoje se integram a várias mídias como texto, som, vídeo e imagem em um ambiente digital interligado a rede, estes são denominados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o objetivo básico desses ambientes é a Educação a Distância. Os ambientes virtuais são elementos fundamentais e para o sucesso do aprendizado do estudante.
A flexibilidade e liberdade de estudar em qualquer hora pode comprometer o aprendizado se o aluno de EaD não for responsável e comprometido em acompanhar o processo de