Sociologia
No Titulo VII o governo que regula completamente as criações das empresas, de forma com que o estado se beneficia das empresas grandes e dão incentivo para as micro e pequenas empresas a abrirem e ficarem no mercado.
A atividade econômica deve ter uma atenção ao trabalhador, garantido seus direitos, sem deixar de ser lucrativa.
A constituição propõe uma redução da desigualdade social e regional, fazendo com que a organização exerce seu papel na sociedade.
A forma como que a empresa tem exercício no pais, deve-se aos incentivos e leis propostos na constituição.
A estado manipula e monopoliza todas as riquezas provenientes jazidas, prevê que ninguém diretamente seja dono dessa riqueza, para não centralizar lucro.
Reza que todo os lucros provenientes dessas futuras transações e lucros financeiros sejam distribuídos a população. Hoje vemos isso com a lei da distribuição dos Royalties da Petrobras.
Uma forma que a constituição estimula a valorização do trabalho, dá-se na forma do cooperativismo e associações, assim todos que tem interesses em comum e que queiram unir forma valoriza a dignidade e o trabalho humano.
A sociedade brasileira, tem o desafio da igualdade social. São muitos ganhando pouco e poucos ganhando muito. Isso já não é de hoje, com os sistemas de produção cada vez mais desenvolvidos e com tecnologias de ponta, a mão-de-obra, fica cada vez mais reduzida, fazendo assim um processo de redução salarial.
Quem quer trabalhar, acaba aceitando as condições que encontram porque muitas vezes não tem opção de trabalho, devido sua falta de formação