Educação a distancia
Segundo Dalier explicar educação a distancia é cada vez mais complicado, pois as constantes mudanças e inovações tecnológicas e implicações interferem na dinâmica dos processos educacionais, fazendo-nos agir cautelosamente na atitude de definir tal modalidade de educação.
Dalier afirma que as possibilidades de aceitação a novas tecnologias e a incerteza quanto as responsabilidades das rápidas e continuas transformações, facilmente surgidas na educação a distancia, levam alguns a sugerir até mesmo o abandono do esforço de propor uma definição de educação a distancia.
Porém não é de total desaproveitamento rever algumas tentativas de conceituação da educação a distância, afim de verificar a pertinência da discussão sobre as concepções de tal modalidade no momento atual.
2 Como foi o crescimento da educação a distância de 2003 a 2006 na Brasil, e como o mercado de trabalho esta recebendo os alunos formados na educação à distância.
Dados revelam um grande crescimento significativo nos cursos de educação a distância cerca de 571% e 315% em matriculas, esses dados evidenciam que a educação a distância será em pouco tempo a modalidade de estudo da maioria da população, afinal por ser de mais fácil acesso e menor custo financeiro, pessoas que nunca imaginaram poder cursar um curso superior se veem possibilitadas.
O desempenho dos alunos de cursos presenciais e de cursos a distância, em avaliação nacional deixa claro que os alunos da educação a distância possuem desempenho igual, ou melhor, aos alunos de cursos presenciais.
O aluno de um curso a distancia desenvolve habilidades e competências solicitadas pelo mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades no uso de novas tecnologias, autonomia intelectual, criatividade, entre outros.
Ficando assim claro que os cursos a distância, sejam no ensino superior ou técnico, traz ao aluno essa possibilidade de criar de maneira mais independente o