guest house
A casa reflete características presentes na arquitetura do escritório Poteet Architects, como o reuso sensitivo e adaptável de elementos existentes, enfocando o design. O cliente para quem o projeto foi construído mora em um antigo armazém, antes parte de uma área industrial ao sul da cidade, e foi do desejo dele de experimentações com container de navios que nasceu a ideia do projeto, dentro do conceito de compor com o existente e o reutilizável.
O projeto serve como uma casa para visitas, formada por um banheiro, composto por chuveiro e vaso sanitário, e um cômodo que abriga – além do lavatório – o local de hospedagem, integrando interior e exterior através de uma abertura de vidro, por um quarto que também faz o papel de espaço de estar. O conjunto de sua composição é envolto por um jardim, tanto em sua implantação quanto em sua cobertura.
Com tudo isso, a casa enfatiza estratégias sustentáveis, começando pela ideia central: a de um container reciclado para uso permanente. Esse elemento é isolado termicamente por uma camada de espuma, garantindo o conforto de seu interior; recurso que é reforçado pelo afastamento do topo da cobertura do container, garantindo fluxo de ar e sombra para redução do calor, além de conter plantas em seu topo, facilitando tal processo. Outra meio que ajuda a regular o conforto térmico, ao mesmo tempo em que compõe com o projeto é o compensado de bambu, utilizado para revestir o teto e o piso.
As áreas molhadas também estão articuladas com a ideia sustentável do projeto: além de utilizar a técnica de compostagem, a água residual do lavatório e do chuveiro são captadas para irrigação da cobertura.
Outras escolhas inovadoras de materiais fazem parte do desenho da casa, como o fechamento do container em uma de suas faces por painéis feitos de malhas de fios, os quais eventualmente serão cobertos por videiras. Além disso, o projeto é sustentado por uma fundação feita a partir de