Educação a distancia
Maceió
2013
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UM MEIO PEDAGÓGICO
INTRODUÇÃO
Ao pensar em comunicação a distância, logo vem à ideia de como ao longo do tempo ela se desenvolveu até chegar à comunicação atual, onde esta possibilitou a aproximação dos pontos mais extremos desse globo terrestre que habita bilhões de seres humanos. A pretensão não é compreender esse processo da história, mas a relevância da comunicação de massa a favor da sobrevivência da sociedade. Dessa forma, é possível verificar que, não adianta, se quem mora em algum país da América deseja falar com outra pessoa, por exemplo, em algum país da Ásia. A barreira geográfica não iria impor limites para essa questão. Pois a característica principal desse meio de comunicação é de aproximar o que antes era considerado distante, mas que, ao longo do tempo tornou-se uma capacidade óbvia dos meios de comunicação de massa.
Pensando nisso, de que maneira seria possível aplicar essa comunicação em massa num ambiente de ensino? Que modalidade de ensino poderia existir para que, a tecnologia em si fosse instrumentalizada com objetivos últimos de educar o ser humano plenamente? E dessa forma, num ambiente escolar, promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, inerentes a própria capacidade do aluno, onde o ajudasse a compreender o mundo através de uma visão crítica-reflexiva a partir de uma pedagogia que, fosse mediada por um elemento imprescindível para o aprendizado.
Sendo assim, pensando em pessoas que são residentes em regiões, onde o acesso à educação provavelmente não seria possível porque a localidade geográfica impõe obstáculos ambientais em que, a implantação de uma Faculdade tradicional necessitaria de altos custos. Percebe-se dessa forma, o impacto com o surgimento da comunicação instantânea, a internet, mostrando