Educação - Relações Etnicorracial e Gênero
http://escolamunicipalromulogalvao10.blogspot.com.br/2010_11_01_ar chive.html http://blogdocarlinhosbeckoficial.blogspot.com.br/2012/04/19-de-abril-d ia-do-indio.html ESCOLA E DIVERSIDADE
•
Conforme BARBOSA (2011) destaca, a escola, como espaço social, tem papel importante para construção de identidades, de relações entre diferentes operações de construções ideológicas e estereotipadas e se mostra como espaço privilegiado de mudanças em torno de uma educação que respeite as diferenças e a diversidade.
•
Nesse sentido, cabe à escola lutar contra essa reprodutora de estereótipos ultrapassados que não condizem mais com o perfil da sociedade contemporânea.
•
Ou seja, a escola tem o desafio de desenvolver atividades que garantem o trabalho com temas relacionados à diversidade, ao preconceito racial, às questões de gêneros, sexualidade e orientação sexual.
AÇÕES DO PROFESSOR
Para LIMA (2012), é necessário capacitação para conviver com a diversidade social no ambiente escolar, respeitando as distintas visões de mundo e valores, fortalecendo as ações de combate à discriminação e aos diversos tipos de preconceitos existentes na sociedade, através de embasamento teórico possibilita uma reflexão na sala de aula para debater sobre temas polêmicos como racismo, a equidade de gênero, sexualidade e orientação sexual. Ou seja, o profissional da educação deve transformar a sala de aula em um ambiente colaborativo, com uma gestão de saber que envolve também aspectos humanos, culturais e sociais.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Roda de conversa;
Redação dissertativa;
Contar histórias;
Jogos e brincadeiras.
RODA DE
CONVERSA
A roda é o melhor espaço para propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Através da série Everybody Hates Chris –
Todo mundo odeio o Chris, que é bem conhecida dos alunos, introduzir o tema.
Chris é:
hostilizado e sofre racismo de Joey
Caruso, o tirano da escola.
o único garoto