Educação no brasil: um breve olhar sobre o nosso lugar
Educação No Brasil: Um breve olhar sobre o nosso lugar
Educação existe desde que o ser humano passou a habitar o planeta terra. Atitudes tomadas pelos primórdios ao longo desses anos devem ser consideradas como atos educacionais.
Educação é cultura e ideologia, e pode servir para aproximar e afastar pessoas e classes sociais. A educação vem sendo proclamado um “bem” – de dever do Estado – mundial. Depois que ao passar dos anos, viu-se que a educação é o melhor caminho para se virar uma pessoa com direitos básicos dentro da sociedade.
O Brasil é o que menos se adequou a esse lema, refletindo no nível sul-americano, em que o país é o que tem o menos índice de escolaridade. Ou seja, o brasileiro é o que menos passa tempo na escola. Isso ocorre devido ao agravamento de fatores como, evasão e repetência. E não é por falta de investimento governamentais, e sim, pela falta de pessoas “capacitadas” a gerir esse fundo no meio educacional.
O brasileiro é culturalmente habituado ao não hábito da leitura. O que certamente agrava ainda mais a situação educacional e cultural do país. Onde programas televisivos de baixo teor cultural, predomina em diversas casas pelo Brasil afora, levando assim, a quase extinção de monumentos culturais imprescindíveis, como museus e teatros.
Deve-se levar em conta que muito do que o Brasil é hoje é puro reflexo de como a Educação foi formada alguns anos atrás. Sendo a educação privilégios de membros pertencentes a chamada “burguesia”. Essa educação que era dominada pelo Estado e pela Igreja, era tratada como algo de relevância comercial.
Isso se segue até os dias atuais. Se um individuo quer ser sobressair frente ao mercado, deve o mesmo, procurar instituições de ensino de qualidade, de predominância privada, onde são “criados ou formados” indivíduos extremamente capitalistas.
Apesar de muitos percalços, a educação vem colhendo bons frutos de profissionais que à ver com olhos transformadores, principalmente com