contextualização da prática pedagógica
José Maria Ferreira Câmara
Resumo: Este artigo discute a importância da contextualização no exercício da prática pedagógica docente e da adequação curricular para que se tenha educação de qualidade na escola pública de ensino médio. Através de uma linha histórica busca-se apresentar as etapas da evolução das teorias referentes ao currículo. Para isso foram utilizados textos de autores que se já se debruçaram sobre o estudo do currículo.
Palavras-chave: currículo; contextualização; adequação; qualidade; ensino/aprendizagem.
A prática pedagógica docente contextualizada e a adequação curricular: premissas para se alcançar educação de qualidade na escola pública de nível médio.
Defender a contextualização da prática pedagógica docente e a adequação curricular como premissas para se alcançar educação de qualidade na escola pública de ensino médio requer historiar, mesmo que de forma ampla, a preocupação com o currículo como objeto de estudo.
Estudos acerca de currículo se intensificaram no início do século XX, com mais intensidade nos Estados Unidos da América, e tiveram ligação com o processo de massificação da escolarização e com a intensa industrialização.
Segundo Silva (2003, p. 23),
[...] de acordo com Bobbit,o sistema educacional deveria começar por estabelecer de forma precisa quais são seus objetivos. Esses objetivos,por sua vez deveriam se basear num exame daquelas habilidades necessárias para exercer com eficiência as ocupações profissionais da vida adulta.
Currículo, segundo modelo proposto por Bobbit, era questão de organização e ocorria de forma mecânica. A tarefa dos especialistas em currículo consistia em fazer um levantamento das habilidades, em desenvolver currículos que permitissem que essas habilidades fossem desenvolvidas e, finalmente, em planejar e elaborar