Educação especial
Teleaula 1
Profa. Me. Cristina Rolim Chyczy Bruno tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Objetivos do Estágio
Pedagogia
Contextualização
Objetivos do Estágio
Identificar e reconhecer procedimentos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades educativas especiais.
Tomada de consciência
Refletir sobre a questão do professor face às novas necessidades do processo de inclusão frente às novas tecnologias para a educação especial.
Observar e analisar as implicações didático-pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações.
Aplicação Prática
Articulação Teoria e Prática
Fundamentos da Educação Especial, Metodologia de Ensino de Educação Física, LIBRAS, Pesquisa e Prática Profissional: Educação Especial Leitura de obras relacionadas à temática
1
Síntese: A Função da Arte
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou para que descobrisse o mar. Viajaram para o sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: - Me ajuda a olhar! (GALEANO, 2002)
Síntese
Objetivos do estágio Articulação teoria e prática O papel do estágio na formação do pedagogo
Contextualização
O papel do estágio na formação do pedagogo é permitir a análise das “implicações didático-pedagógicas quanto ao planejamento, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relação pedagógica no processo de inclusão [...] de alunos e alunas que apresentam necessidades educacionais especiais”. (BERGAMO apud URBANETZ,
2009, p. 25)
O Papel do Estágio na Formação do Pedagogo
Aplicação Prática
Então, o quê observar: • Os espaços de ação dos alunos e do professor como sala