DIdática instrumental x Didática fundamental
Didática Instrumental
Didática Fundamental
Definição
Um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o “como fazer” pedagógico desvinculado dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos e do contexto sociocultural em que foram gerados.
É a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e tem como proposta a articulação das dimensões técnica, humana e política.
Com é a apresentação do conhecimento?
É baseada na visão de neutralidade científica e técnica, onde a ciência é adequadamente compreendida pela sua coerência interna, sem levar em consideração o contexto histórico e suas implicações.
É dada por um aprofundamento de questões como: A natureza do saber escolar, a relação escola e sociedade, a competência do professor e suas dimensões, a neutralidade ou não da ciência e da técnica. O ensino é contextualizado e problematizado.
Origem/Influência
Baseado na teoria de Comenius de que existe um artifício universal para ensinar tudo à todos.
Descrita por Candau com a necessidade de superar a visão instrumental do conhecimento, apelando para uma contextualização da prática pedagógica onde se inclui um conceito ético político-social.
O conhecimento é
É obtido de forma instrumental e neutra no conteúdo.
É associado a formação dos educadores junto com a análise do papel da educação na sociedade, dando uma visão contextualizada e historicizada da educação com uma perspectiva de transformação social e transformação pela prática.
Prática pedagógica
Puramente científica, com o fim de transmitir/obter conhecimento.
Baseada na análise das diferentes abordagens metodológicas, no contexto em que foram geradas, na visão de homem, de sociedade, de conhecimento e de educação que veiculam.
Principais questões
Ligada à um modelo “perfeito” de educador e uma visão descontextualizada do ensino com a sociedade.
Preocupa-se com a compreensão do processo de ensino-aprendizagem e