122239590582

1974 palavras 8 páginas
FACULDADE DE ILHÉUS

Docente: Gilvan Tavares (ECONOMIA)
Discente: Marcos João
Turma: DIREITO – Noturno – T09 – 1º Semestre

PALESTRA MOTIVACIONAL DO SÉCULO XXI

O palestrante Geraldo Sardinha Almeida, Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável abre seu discurso à luz dos principais fundamentos que permeiam o espírito empreendedor. A priori levanta uma questão acerca do que todos têm em comum. Sua visão paira sobre um mundo cheio de desafios para o profissional moderno que deve estar ciente de que a transformação é uma constante em todas as áreas de atuação e que este deve buscar novas oportunidades sempre.
Buscando um pouco a história da tecnologia, Dr. Geraldo faz uma breve explanação de como esse processo galgou uma velocidade impressionante. Dá como exemplo o lançamento do automóvel (1876), o telefone que levou 35 anos para expandir-se, a eletricidade bem como a televisão (1926), uma das maiores tecnologias já desenvolvidas nos últimos tempos.
Para entender um pouco mais sobre essa evolução e a velocidade a qual ela se desenvolve, a preleção parte para a explicação da “Lei de Moore” – estabelecido por Gordon Earl Moore no qual dizia que o poder de processamento dos computadores (informática) dobraria a cada 18 meses, conceito até então válido no mundo da informática. O convidado fornece dados de que a cada 12 meses a capacidade de processamento de um micro dobra, o que caracteriza um crescimento exponencial.
Posteriormente, Dr. Geraldo explica que a tecnologia não só facilita as nossas vidas como nos dá subsídios para o trabalho, escola, casa enfim, ela está intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano. Ele acredita que até meados de 2030 um micro valerá aproximadamente 1000 seres humanos, ou seja, a junção entre o homem e a máquina.
No que concerne à crise mundial, o palestrante demonstra que de janeiro de 2008 a janeiro de 2009, esse colapso atingiu a bolsa de São Paulo resultando numa perda de um

Relacionados