Educação na contemporaneidade
QUAL O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR HOJE?
Flávia Alves de Araujo
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo, estabelecer uma reflexão sobre a educação na contemporaneidade, fazendo um paralelo com o ideal de educação grega: a "Paidéia". Observando também as influências do capitalismo na educação escolar.
OBJETIVOS
· Refletir sobre a educação na contemporaneidade e suas principais mudanças;
· Identificar os papéis atribuídos ao professor no contexto do capitalismo
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sob a visão de diferentes autores que contribuíram para uma reflexão sobre a importância e o sentido da educação na cena contemporânea.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Fala-se muito em educação de qualidade, na mídia, nos livros, nas promessas políticas, e assim por diante. Mas o que representa o termo educação de qualidade hoje, numa sociedade capitalista, onde a ciência e a educação servem aos interesses do mercado? A educação hoje nos remete em algum momento à Paidéia? Procuremos refletir sobre essa questão.
Constatou-se na Grécia o início da "história da educação ocidental", com o sentido do que representa a palavra educação na nossa realidade atual. No século V a.C. com os sofistas e depois com Sócrates e Aristóteles que o conceito de educação alcançou o estatuto de uma questão filosófica.
Os ideais educativos da Paidéia foram desenvolvidos no século V a.C., mas se basearam em práticas educativas anteriores. Mas qual o significado da palavra Paidéia? Não há uma definição concreta para essa palavra. Inicialmente significava criação de meninos, mas adquiri outro sentido. Houve uma ampliação do conceito de Paidéia, que levou a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda a vida, muito além dos anos escolares; seria o ideal grego de formação humana.
A partir do século V exigiu-se mais da educação, ela deveria formar o cidadão. A ginástica, a música, a gramática, deixam de ser suficientes. A