educação intercultural
Intercultural:
uma aproximação
Vera Maria Candau
Educação Intercultural
•
O multiculturalismo supõe a deliberada interrelação entre diferentes grupos socioculturais.
•
A tomada de consciência da presença de vários grupos culturais numa mesma sociedade;
•
Em relação às diferentes posturas dos profissionais de educação multicultural no que diz respeito a educação, Candau (1994) enumera quatro posturas; • Postura Acrítica:
Refere-se aos educadores que não tem uma consciência clara da problemática das relações entre escolas e culturas. Os conflitos que surgem por divergências culturais são interpretados como problemas individuais ou de grupos específicos .
Qualquer forma de conflito não altera a dinâmica escolar. A indiferença a esse tipo de problema é uma característica dessa postura. • Postura Transcultural:
Apresenta, de forma enfática, a escola como transmissora de conhecimentos científicos historicamente produzidos. Esses conhecimentos, ditos universais, prevalecem sobre os conhecimentos particulares de cada contexto social, e devem ser privilegiados em qualquer escola.
O papel da escola está voltado as características culturais universais. A escola é o lugar da igualdade e da universalidade e não da diferença e das particularidades. • Postura Assimilacionista:
Enfatiza a pluralidade cultural no sistema educacional, buscando a integração das culturas “diferentes” à hegemônica; Programas de educação compensatória são um reflexo dessa postura, que tem como objetivo a integração a cultura hegemônica. Há uma tendência a hierarquização da educação.
• Postura Radical:
Interpreta que a preservação das diferenças culturais só é possível através das escolas diferenciadas que respeitem os universos culturais de cada um .
A possível integração entre os diferentes traria como consequências a neutralização das diferenças. Isso levaria a negação das
identidades