Educação e Interculturalidade
7º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
ELIZA CRISTINA TAVARES REIS.
EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
Poço Verde
Outubro, 2014.
ELIZA CRISTINA TAVARES REIS.
EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia, sob a orientação do professor, José Carlos Santos como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Educação e Interculturalidade.
Professora Tutora: Michelle Matos.
Poço Verde
Outubro, 2014.
EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE
Eliza Cristina Tavares Reis. ¹elizatavaresreis@gmail.comEducação e Interculturalidade.
Prof. José Carlos Santos.²Resumo:
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar situações sociais no âmbito escolar, principalmente no que diz respeito à interculturalidade e as desigualdades existentes na sociedade com a respectiva tentativa de inclusão. Tendo em vista que este debate surge de forma emergente nos dias atuais, por perceber-se uma maior conscientização das situações de exclusão que perpassa ao longo da nossa história. Nele será dialogado sobre os conceitos de multiculturas e as interculturas e como buscar políticas afirmativas para compreender e propiciar a inclusão tão almejada por todos.
Palavras-chave: Educação, Inclusão, Interculturalismo.
Vivemos em um tempo onde as tecnologias se modificam de forma frenética e mudamos do velho para o atual com muita rapidez. Temos no cenário atual uma produção de informações e busca de saberes acelerada, onde se nota o descortinar de tecnologias da informação e comunicação como recursos significativos a serem explorados, sobre o plano de ferramentas pedagógicas como um recurso dinâmico na construção da aprendizagem.
Temos uma sociedade marcada por ideias neoliberais e que se fundamenta em raízes capitalistas, onde é segmentada em classes que se diferenciam pela aquisição econômica que possui. Pensando neste contexto, é notório que a educação precisa buscar a inclusão, já que infelizmente a nossa