Comportamento organizacional
Introdução
Cultura e interculturalidade são dois temas interligados então falarei primeiro sobre cultura (suas origens e processos culturais) e a seguir sobre interculturalidade. E por fim, como os dois temas estão ligados e a importância de ambos para a sociedade em geral.
1.Cultura
O termo “cultura (do latim colere, significa cultivar). É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
A cultura faz referência aos valores e aos significados, às relações com a natureza, às relações interpessoais, sociais. Em sentido mais amplo, a cultura pode ser considerada como um conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos, que caracterizam uma sociedade.
É um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente processo de mudança.
Por ter sido associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite. Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”.
1.1 Processos culturais
Falar de processos culturais significa por em evidência o aspecto dinâmico da cultura. As culturas estão em contínuo movimento, mudam e transformam-se, inclusive as que parecem firmes, fechadas ou inertes. A cultura é dinâmica.